7 dicas para manter o orçamento familiar em dia em 2016
Seja no orçamento familiar, na vida profissional ou em outras áreas, a verdade é que, com bastante planejamento e uma dose de otimismo dá pra tentar manter tudo em dia. Confira algumas dicas práticas para manter o seu orçamento familiar no azul e garantir um ano mais tranquilo:
1. Avalie o seu cenário
Como já te recomendamos, ter uma planilha com todos os gastos da família contabilizados é essencial para manter o orçamento familiar em dia. Antes mesmo de fazer as promessas e metas para o ano que virá já se comprometa com você mesmo a atualizá-la, caso seja necessário.
Contabilize todos os ganhos, os salários, férias, os 13º salários, os trabalhos freelancers, tudo! Em seguida, todas as despesas. Não menospreze os pequenos valores como o cafezinho e as balas no semáforo, tudo conta.
2. Apresente para sua família
De nada adianta você ter um plano que envolve mais pessoas se elas não souberem e contribuírem para o sucesso dele. Por isso, depois de mapear o orçamento familiar apresente-o para a sua família, mostre onde estão os maiores gastos, o que é possível reduzir, ouça quais são as sugestões, desejos e expectativas deles. Assim você age como um líder e não como um tirano que apenas determina as regras a serem seguidas.
3. Trace metas
Agora que você e toda a sua família já conhecem o cenário, já sabe se precisa apertar o cinto para o próximo ano ou se podem manter o mesmo ritmo. Mesmo se a situação estiver tranquila, aproveite a ocasião para fazer metas como aumentar os investimentos na poupança, a compra de imóveis e outros tipos de investimentos. Especialmente em tempos de economia apertada, não perca oportunidades de fazer o seu dinheiro render.
4. Planeje as contas de janeiro
Não é nenhuma novidade que janeiro acumula contas pesadas como o IPTU, IPVA, matrícula e materiais escolares, portanto, já separe um valor extra para estes gastos. O ideal é conseguir pagá-los à vista. No caso do IPTU e IPVA, ambos oferecem descontos significativos para um pagamento único, então vale a pena quitar tudo de uma vez ao invés de manter o dinheiro na poupança, por exemplo. No caso das despesas com as crianças, pagando à vista também é possível conseguir preços mais atraentes e manter o orçamento familiar sem dívidas ao longo do ano.
5. Elimine as dívidas
Com a facilidade de crédito dos últimos anos, infelizmente milhares de brasileiros ficaram bastante endividados. Se você está entre um desses, aproveite a virada do ano para colocar em prática a meta de ficar livre de vez das dívidas. Se for necessário faça cortes no orçamento familiar tirando por exemplo, a TV a cabo, empregada, cursos extras e até o carro. Vale a pena abrir mão de destes itens para quitar todas as dívidas e colocar o orçamento familiar em ordem.
6. Já comece a planejar as próximas férias
Planejando com antecedência é possível conseguir preços melhores nas passagens e hospedagem. Não deixe para usufruir das férias apenas no dia de viajar mas desde o início envolva toda a família no projeto, assim você já consegue motivar a todos a abrir mão de determinados gastos ao longo do ano por um objetivo que têm em comum.
7. Tire a poupança do papel e coloque em prática
Poupar não é um hábito cultural nosso, por isso exige um esforço maior da nossa parte. Mas como qualquer novo hábito, basta começar e ter disciplina. Estipule um valor a ser economizado e não abra mão dele por nada que não seja vital – uma promoção imperdível, uma viagem, um carro novo não são justificativas. Todos esses itens são muito bacanas mas passageiros. Uma poupança é uma segurança para uma eventualidade que infelizmente não temos como prever.
Que essas dicas Ajudou ou vai Ajudar você, ajude nos tambem compartilhem para seus amigos que precisa dessa força e não deixe de compartilhar !

0 comentários: