Considerando o que aconteceu no episódio que pôs fim na Segunda Guerra Mundial, uma guerra nuclear o um dos maiores medos que a humanidade tem. Isso porque, a primeira bomba atômica da história, que atingiu Hiroshima há 70 anos, matou 70 mil pessoas. Hoje, os únicos países que oficialmente possuem armas nucleares segundo a ONU são: Reino Unido, Rússia, EUA, China e França.
Existem outros quatro países que não são reconhecidos como “Estados Nucleares”, mas que possuem arsenais. São Índia, Coreia do Norte, Irã e Paquistão. Acredita-se também que Israel tenha armas nucleares desde 1966, mas o país nunca reconheceu essa posse.
Imagine se esses Estados se estranham e começam uma guerra nuclear. Um grupo de cientistas americanos realizaram uma simulação computacional, estimando o resultado do uso de armas nucleares em um perímetro limitado do planeta.
Publicidade
Para a simulação eles consideraram o uso de 100 ogivas semelhantes às que atingiram Hiroshima em 1945. O resultado foi assombroso. Eles constataram que os efeitos devastariam não só as regiões atingidas como o mundo todo sofreria complicações.
As bombas ocasionariam mudanças nas passagens das estações e os agentes químicos comprometeriam a saúde de todos. 5 megatons de fuligem negra chegariam à atmosfera e antes de cair de volta à Terra e absorver o calor, caindo em forma de chuva tóxica.
Um ano após esse desastre, a temperatura da superfície do planeta caíria para 16°C. Em 20 anos, a temperatura se elevaria apenas 2°, permanecendo bem abaixo do considerado normal. Em 5 anos, o déficit seria de 9% em média e em 26 anos ainda ocorreria um declínio de 4,5%.
Essa redução de temperatura afetaria as chuvas e, entre 10 e 40 dias, algumas formas de agricultura já não seria possíveis, dependendo da região. As fortes reações químicas arrebentariam entre 20 e 25% da camada de ozônio, nos deixando ainda mais expostos aos raios ultravioleta.
A falta de proteção UV resultaria no aumento das incidências de câncer de pele e reduziriam ainda mais a possibilidade de cultivo de frutos e hortaliças. Em suma, uma guerra nuclear trariam a doenças, fome e inviabilizaria de forma significativa a vida na Terra. O mais assustador é que essa simulação não foi feita pensando em ataques de grandes proporções.
Os cientistas trabalharam com a hipótese de impacto causado por armas de baixo potencial. Foi uma estimativa feita com algo muito, mas muito menor do que o arsenal de alguns países que, se utilizado, poderia muito bem acabar de uma vez com a vida no nosso planeta.
0 comentários: