Vocês já ouviram falar da fotografia 51? Bom, primeiramente vamos aprender o que é fotografia para depois podermos explicar exatamente o que foi a fotografia 51. A fotografia se resume em “desenhar com luz e contraste, que é basicamente uma técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando em uma superfície sensível. A primeira fotografia tirada no mundo foi feita no ano de 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, e desde então vem nos ajudando a guardar as melhores memórias de nossas vidas.
Existem várias fotos que realmente sempre são lembradas na história, como a de Albert Einstein com a língua para fora, os Beatles atravessando a Abbey Road, a menina afegã e até mesmo a foto do guerrilheiro heroico Che Guevara, mas uma foto tão importante quanto essas fotos foi a Fotografia 51, mas que quase ninguém a conhece, e nós iremos apresentá-la para vocês, amigos leitores do Fatos Desconhecidos.
Publicidade
Não, nós não estamos falando de uma fotografia daquela famosa pinga 51, a Fotografia 51 foi uma importante fotografia para a descoberta de Watson e Crick, e com certeza é a imagem mais famosa da cristalografia de raios-x no mundo.
A fotografia foi tirada em maio de 1952 por Raymond Gosling, trabalhando como estudante sobre a supervisão de Rosalind Franklin na Unidade de Biofísica da RMC. Franklin, que era biofísico, foi recrutado para trabalhar na estrutura do DNA. Essa unidade foi parte do campus da Faculdade do rei na Strand em Londres, e foi dirigida por Sir John Randall. Conheça também as 11 fotografias chocantes que te farão acreditar em viajantes do tempo.
Mas vamos lá ao porque essa fotografia é tão importante. A foto é um raio-x que descreve uma fita do DNA extraído do tecido de um humano, a fotografia mais clara de blocos de construção da vida que jamais teria sido vista, e também foi a primeira confirmação que todas as estruturas do DNA tinham uma dupla hélice.
Watson e Crick, que também trabalharam no projeto, conseguiram reconhecer a importância do conteúdo da imagem, e pouco tempo depois, publicaram a famosa fotografia em um artigo de jornal, no ano de 1953, anunciando uma nova era na genética. Conheça também as incríveis fotografias em pele humana.
Essa fotografia forneceu importantes informações chave que foram essenciais para o desenvolvimento de um modelo de DNA. A cadeia de DNA tem uma espinha dorsal de alternância de moléculas de desoxirribose e de fosfato, e codifica para a herança que está dentro da tal hélice. Os cálculos de Watson e Crick da fotografia de Franklin deram parâmetros importantes para a estrutura da hélice.
0 comentários: